segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Grecia Atual - Economia e Crise

Economia da Grécia Atual

Bandeira da Grécia

A economia capitalista é o modelo adotado pela Grécia atual em questões financeiras, sendo que as empresas governamentais contribuem para este modelo, com o setor de serviços em constante desenvolvimento. A indústria atinge 22% do PIB, assim como a agricultura, que antes era um dos focos da Grécia, baixou para somente 8% do que constitui a economia no local e o Produto Interno Bruto. O turismo também é um dos grandes enfoques da Grécia atual no setor econômico, sendo que, ainda em relação ao PIB, os visitantes e suas ações no local permitem gerar 15% das receitas. Por meio da União Europeia, a Grécia foi uma das mais beneficiadas economicamente, sendo que a região cresceu cerca de 3,3% visando as finanças e benefícios ao povo.

Crises Econômicas na Grécia

Greve geral  Grécia


Uma das crises econômicas da Grécia de maior destaque está sendo promovida no momento, sendo que o setor econômico é drasticamente afetado pelas altas dívidas que foram geradas por meio do setor público. O auxílio econômico, disponibilizado por outros países da União Europeia, não contribuiu para o aumento do PIB, sendo que o crescimento das taxas de desemprego e até mesmo em questão da credibilidade frente ao mercado internacional somente agravam a situação econômica da região.

Mesmo com os planos de ajuda econômica aprovados pela União Europeia, o país amarga queda no PIB, aumento do desemprego e falta de credibilidade no mercado internacional. O forte plano de ajuste fiscal vem sofrendo grande oposição popular, pois implica em redução de gastos públicos relacionados a, principalmente, direitos trabalhistas. Bancos, indústrias e até o setor de turismo estão sofrendo com a crise. A possibilidade da Grécia sair da Zona do Euro ainda existe. A crise grega tem estrapolado as fronteiras do país, atingindo, principalmente, os países integrantes da União Europeia.

Porém pesquisadores e a Comissão do pais, aponta que a economia grega voltará a crescer a partir de 2015, com quedas da taxa de desemprego e diminuição da divida externa de Atenas.

Ref.: Sua Pesquisa (http://www.suapesquisa.com/paises/grecia/economia_grecia_atual.htm);
Revista Exame (http://exame.abril.com.br/economia/noticias/economia-grega-voltara-a-crescer-em-2014);
Meuportal.net (http://www.meuportal.net/a-economia-da-grecia/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário